Terapia de Casais

Quando é que a terapia de casal é indicada?

Assim como nos casos individuais, a Terapia de Casal oferece suporte a situações difíceis que as pessoas estejam a atravessar. Existem diversos momentos em que ela é indicada, mas é comum que os cônjuges procurem essa ajuda quando a situação já é bastante grave.

O atendimento a casais não tem apenas o objetivo de ajudar a entender se o casal pretende continuar junto ou não. Na verdade, a ideia é ter um espaço de escuta e intervenção qualificadas que possa estimular um diálogo mais eficiente. Com isso, pretende-se que o casal consiga comunicar melhor e aprender novas estratégias para lidar com os conflitos que surgirem no dia a dia.

Este tipo de terapia é, por isso, indicado a casais que precisem de aprofundar o conhecimento de si, do outro e da relação. A mediação de um psicólogo é especialmente importante quando os dois não se conseguem entender e estabelecer um diálogo saudável.

Sinais como perda de alegria na convivência, do respeito pelo outro e da intimidade sexual também são indicativos para terapia.

Procurar o atendimento psicológico costuma gerar resultados muito positivos para os casais. É possível compreender melhor o que o outro diz, redescobrir a admiração e o carinho, fazer acordos mais saudáveis, evitar críticas e comportamentos destrutivos e, claro, passar a dialogar melhor.

A primeira etapa é definir o problema e a segunda é combinar possíveis soluções. Isto pode parecer simples, mas, na prática, é bastante complexo. Muitos casais enfrentam graves conflitos por nem sequer conseguirem identificar qual o problema que precisam combater.

Na terapia, os dois aprendem a transformar uma queixa superficial numa dificuldade clara e específica. Assim, a situação fica mais visível e é possível discutir soluções em vez de ficar preso ao conflito com zangas e críticas destrutivas. Num primeiro momento a intervenção é feita pelo terapeuta, mas o objetivo é que o casal conquiste independência para resolver os conflitos sozinhos no futuro.



Os Cookies ajudam-nos a melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar os nossos serviços, está a aceitar o uso de cookies e a concordar com a nossa política de utilização. OK | Mais informações