Voltar

Conheça tudo sobre os Cinco Princípios do Reiki



O Reiki, mais do que uma terapia, é uma filosofia de vida que promove o autoconhecimento, a melhoria das nossas atitudes e a forma de estarmos na vida e com a vida.

Mikao Usui, fundador desta prática, definiu os Cinco Princípios que, quando praticados, conduzem-nos a uma vida mais feliz e equilibrada, ajudam-nos a melhorar a forma como nos relacionamos connosco e com a sociedade em geral e levar-nos-ão à elevação da consciência.

5 Princípios do Reiki

"Só por hoje, 

Sou calmo,

Confio,

Sou grato,

Trabalho honestamente,

Sou bondoso"

 

“Só por hoje”: Esta é uma das mais importantes orientações de Usui: estar no aqui e agora, atingir a atenção plena para que seja possível estar claramente consciente de nós, dos outros e de tudo à nossa volta para que consigamos agir sem impulso e com responsabilidade.

“Sou calmo”: O aborrecimento, a raiva e as fúrias provocam mal-estar físico, espiritual, emocional e um desgaste energético. Este princípio incita a não permitir que a raiva e a agitação afete o nosso bem-estar. Esse será o primeiro passo para uma vida tranquila, feliz e assente na harmonia.

“Confio”: as preocupações excessivas bloqueiam as emoções e a esperança. Este princípio incentiva à libertação de algumas dessas angústias, contribui para a autoconfiança e a autoestima. Dessa forma, a vida será mais leve e equilibrada.

“Sou grato”: agradecer diariamente por tudo aquilo que tem é uma forma de estarmos conscientes de que, muitas vezes, já temos o que precisamos para viver e ser feliz. O princípio da gratidão faz parte de um crescimento mental e espiritual que nos ajuda a ver a vida de forma mais positiva e a aceitá-la serenamente.

“Trabalho honestamente”: ser honesto cria uma energia positiva à nossa volta. Este princípio indica que devemos ser persistentes e empenhados em melhorar o nosso trabalho e que devemos retirar alegria daquilo que fazemos.

“Sou bondoso”: este princípio de vida incita ao respeito, à honra e à dignificação de nós próprios e do outro. Não se rege apenas pelas palavras, mas pela tolerância, empatia, compaixão presente nas nossas ações. A bondade é fulcral para alcançar uma paz interior equilibrada.

Adotar estes cinco princípios pode ser uma forma de desenvolver um estilo de vida mais harmonioso, reflexivo e tranquilo.

Obter mais conhecimento sobre cada um destes princípios é algo que pode adquirir no Workshop de Reiki Nível I de Ana Cristina Silva que se realiza no próximo sábado, 28 de novembro, em ambiente online.

Comentário

Os Cookies ajudam-nos a melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar os nossos serviços, está a aceitar o uso de cookies e a concordar com a nossa política de utilização. OK | Mais informações