Voltar

Afinal, o que são Constelações Familiares?



Todos nós somos influenciados pela nossa família de origem. As personalidades, os comportamentos, os valores e princípios dos nossos parentes marcam a formação do nosso carácter, das nossas ações e das nossas vivências.

A Constelação visa, de forma prática e vivencial, terminar com antigos padrões familiares (conflitos, desconfortos, problemas, doenças que se repetem de geração em geração) que impedem o desenvolvimento de relações saudáveis entre determinados membros deste sistema.

Como funciona uma sessão de Constelações Familiares?

As Constelações Familiares são, de uma forma geral, uma visão inovadora sobre a terapia familiar, que integra elementos espirituais e da psicologia clínica, destinada a para todos aqueles que pretendem obter um conhecimento mais profundo sobre si, as suas relações pessoais e familiares.

  1. Numa sessão de Constelações Familiares, realizada em grupo, um utente expõe o seu problema (conflitos, fracasso, doença, desorientação, vícios, agressão, desejo de morte, etc) de forma confidencial à terapeuta. De seguida, os dois conversam sobre o seu núcleo familiar (relação com os pais e restantes parentes, mortes, acontecimentos, etc), com o objetivo de compreender melhor o sistema familiar do utente.

  2. Apesar de ser uma terapia de grupo, os restantes participantes não sabem qual é o problema de cada utente. Com a ajuda da terapeuta, selecionam-se pessoas para representar os membros da família do utente e colocam-se numa determinada ordem, sem qualquer interferência e conhecimento da questão apresentada.

  3. Neste momento, a terapeuta observa pormenores do desenho vivo, energético e sensorial: a postural corporal, os comportamentos, as direções e os olhares dos participantes que representam os familiares do utente.

  4. No final, o utente observa as dinâmicas da própria família e, com a ajuda da terapeuta, estabelecem possíveis soluções para os problemas. A terapeuta reposiciona os participantes, com o objetivo de estabelecer ordem no sistema familiar e de libertar os bloqueios que dão origem ao desconforto apresentado.

Numa sessão, os participantes podem também atuar apenas enquanto representantes dos membros ou podem apenas observar, não sendo obrigatório constelar.

Para que servem?

Pode ajudar a resolver problemas de relacionamento entre o casal, com os filhos, problemas emocionais, superar determinados vícios, até problemas de saúde física podem ser compreendidos e amenizados com a ajuda das constelações e com a disponibilidade do utente para realizar mudanças no seu dia a dia, a partir das novas informações que teve acesso nas constelações.

A quem se destinam?

  • Famílias com todos os tipos de conflitos e problemas;

  • Casais que queiram manter e melhorar o relacionamento; ser um bom exemplo para os filhos;

  • Filhos com todos os tipos de problemas (problemas escolares, doença, agressividade, vícios ou bullying);

  • Pessoas em situação de doença para compreender os antecedentes e a dinâmica das doenças e sintomas;

  • Profissionais/trabalhadores em caso de conflito ou fracasso, como funcionário ou profissional autônomo;

  • Empresas que pretendam melhorar a comunicação, estabelecer uma hierarquia justa, ajudar na tomada de decisões e na liderança.

Comentário

Os Cookies ajudam-nos a melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar os nossos serviços, está a aceitar o uso de cookies e a concordar com a nossa política de utilização. OK | Mais informações